23 de maio de 2014
Universidade do Minho 
Campus de Gualtar​
 

 

 

Na sequência dos dois anos anteriores, este III Seminário “Profissionalismo Docente e Liderança” visa discutir os principais resultados do projeto de investigação intitulado TEL – Teachers Exercising Leadership, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (PTDC/CPE-CED/112164/2009), cuja Investigadora Responsável é Maria Assunção Flores, Investigadora do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) da Universidade do Minho (www.ciec-uminho.org).

 

Trata-se de um seminário que é organizado em parceria com a rede internacional ITL - International Teacher Leadership - (www.teacherleadership.org.uk)  e com a HertsCam Network (www.hertscam.org.uk), lideradas pelo Professor David Frost da Universidade de Cambridge, Reino Unido, e que é também o consultor do projeto TEL, em Portugal.

 

A literatura internacional tem chamado a atenção para a importância do trabalho dos professores nas escolas não apenas como executores do currículo mas também como decisores, exercendo funções diversificadas de liderança. São atores cruciais nos processos de mudança, no desenvolvimento, aprendizagem e bem-estar das crianças e dos jovens, na promoção de comunidades profissionais e na reconstrução da identidade e do profissionalismo docente.

 

Analisar os desafios e os constrangimentos que se colocam hoje ao trabalho das escolas e dos professores, compreender o modo como os professores (re)constroem o seu profissionalismo e partilhar experiências e estratégias no sentido de potenciar a liderança dos professores nas escolas, não apenas através do exercício de cargos, mas em todos os contextos e processos educativos, incluindo a sala de aula, são os objetivos principais que presidem a este Seminário. O programa do Seminário inclui o lançamento de um livro que reúne os principais resultados do projeto TEL que decorreu ao longo dos últimos 3 anos. 

Saiba aqui como participar no Encontro - International Teacher Leadership